TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS
De quarentena; em isolamento social. Se você também está nessa situação, provavelmente tem estranhado ter de sobra algo que sempre parecia faltar: tempo.
Essa “desaceleração” da rotina, repentina e um tanto forçada (mas claro, necessária), pode fazer com que você se sinta um pouco “perdido” dentro da sua própria casa. É por isso que uma ajuda ou, ao menos, uma inspiração para ocupar a mente e as mãos (!), cai bem. So, let’s get physical:
1. Faça uma “limpa” na sua casa (guarda-roupas incluso!)
Você já deve ter ouvido em filmes norte-americanos a expressão Spring Cleaning que, em português, significa “Limpeza de Primavera”, certo? Nos países do Hemisfério Norte, chamam assim a limpeza da casa/desapego de itens em geral, feita na transição entre o Frio e o Calor. No nosso caso, não é necessário esperar uma troca de estação específica, apesar de o frio já ter dado as caras por aqui.
Então segue as minhas dicas para essa “limpa”, ou “desapego” ou, falando em termos millennials, “minimalismo”:
Comece pelas coisas descartáveis. Ok, parece óbvio, mas a verdade é que quase nunca se olha de forma crítica para as coisas em casa, nem se pensa sobre a real utilidade delas. Então, pode se dizer que esse é o “pulo do gato”: perceba e repense cada item sob um olhar crítico.
Depois disso, parta para as coisas que você não usa há mais de um ano: isso pode significar um adeus para aquela blusinha comprada na liquidação, que na verdade você não precisava e talvez nem goste tanto assim… aliás, ela ficou um tempão sem estar no seu #LookDoDia. Mas estava muito barata pra não comprar, né? Sem julgamentos por aqui.
Após, tente minimizar a quantidade de itens semelhantes que você tem. Pense: pra quê 5 abridores de vinho? Ou 8 calças jeans quase iguais? Além disso, é uma boa hora para separar roupas para a doação.
2. Estude e desenvolva uma skill nova
Skill significa habilidade ou capacidade. Garanto que existem várias atividades e assuntos que você sempre quis aprender sobre, mas nunca teve tempo. Bem… parece que esse momento chegou.
Para facilitar ainda mais, várias plataformas e sites de cursos online disponibilizaram acesso gratuito às aulas e vídeos: em conteúdo sobre Negócios, Tecnologia, Direito, Marketing, Culinária, Economia etc, para todos os gostos. Ou seja, agora você tem tempo e tem conteúdo ensinando.
Algumas dessas plataformas são:
Acho que a hora de aprender sobre Finanças Pessoais ou fazer aquela receitinha que está no seu “Salvos” há algum tempo finalmente chegou!
3. Cuide de si, dos seus familiares e amigos
Por último mas definitivamente não menos importante, a dica é: #FicaEmCasa. Nesse momento, essa é a maneira mais eficiente de cuidar de quem você ama.
Além disso, preste atenção no conteúdo e nas informações que você consome. Procure se informar sobre a situação do COVID-19 apenas em portais oficiais, como o do Ministério da Saúde. Eles também desenvolveram um aplicativo, o “Coronavírus Sus”, que está disponível para Android e iOS e é um acesso fácil à informação oficial. 🙂