No mês de outubro ocorre o movimento internacional de conscientização denominado Dia Mundial da Prevenção do câncer de mama, mais conhecido como Outubro Rosa, celebrado anualmente desde os anos 90, tendo data específica dia 19/10.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre essa doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Se diagnosticado ainda no início, o câncer de mama pode chegar a 93% de chance de cura segundo médicos especialistas. Por isso, é muito importante realizar as consultas e os exames de prevenção, que podem detectar o tumor mesmo antes dos primeiros sinais da doença. Além disso, algumas atitudes podem ajudar a impedir o aparecimento desse tipo de câncer. Pensando nisso, separamos 6 dicas para prevenir o câncer de mama:
1 – Tenha uma boa alimentação
O excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Portanto, manter o peso adequado é fundamental para prevenir que isso aconteça.
2 – Não fume
O tabagismo está associado ao maior risco de adoecer e morrer precocemente. Considerando as patologias que mais matam mulheres (doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias) todas estão relacionadas ao cigarro.
3 – Evite bebidas alcoólicas
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer.
4 – Faça exercícios físicos regularmente
Equilibra os níveis hormonais, melhora a defesa do corpo e ajuda na manutenção do peso adequado, fatores que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.
5 – Se toque! Faça o autoexame
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios. porém ele NÃO basta para diagnosticar precocemente o câncer de mama, pois não apresenta eficácia para a detecção do tumor. Mas ele é importante para que você conheça o seu corpo e saiba o que é normal e o que não é em suas mamas.
6 – Mamografia anual
É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. Nas pacientes com alto risco, os exames de rastreamento iniciam antes dos 40 anos – essa orientação deve vir da equipe médica.
Cuide-se, ame-se, previna-se, sua vida é seu bem mais precioso!
Aqui na Órion Assessoria Imobiliária, buscamos entender sua necessidade e fazer parte de um pedaço positivo da sua vida. Acompanhe Imobiliária Órion nas nossas redes sociais: Órion Imobiliária no Facebook / Órion Imobiliária no Instagram / Órion Imobiliária no LinkedIn Imobiliária em Santa Maria RS