ENTENDA A TAXA SELIC E SUA INFLUÊNCIA NO SETOR IMOBILIÁRIO

Entenda a Taxa Selic e sua influência no setor imobiliário

Muito se tem falado sobre Taxa Selic e suas variações, mas você realmente sabe seu significado e como ela afeta o setor imobiliário brasileiro? Nessa matéria entenda a Taxa Selic e sua influência no setor imobiliário.

A Taxa Selic é um índice econômico, também conhecida como Taxa Básica de Juros da economia brasileira. SELIC é a taxa pela qual as instituições financeiras emprestam dinheiro entre si no mercado interbancário. Ela é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), vinculado ao Banco Central do Brasil (BCB), e serve como uma referência para as demais taxas de juros praticadas na economia. O conjunto composto pelo presidente e diretores da instituição se reúne a cada 45 dias para determinar o percentual a ser adotado.

A Taxa Selic influencia no setor imobiliário de diversas maneiras, confira abaixo e entenda a Taxa Selic e sua influência no setor imobiliário:

Custo do Financiamento

A Taxa Selic afeta diretamente as taxas de juros em todo o sistema financeiro. Quando a Selic está alta, as taxas de financiamento imobiliário tendem a ser mais elevadas, aumentando o custo do crédito para quem deseja adquirir um imóvel.

Acesso ao Crédito

Taxas de juros mais altas geralmente resultam em condições mais restritas para o acesso ao crédito. Isso pode impactar a capacidade das pessoas de obterem financiamento para a compra de imóveis.

Investimentos Alternativos

A Taxa Selic influencia a atratividade de diferentes tipos de investimentos. Se a Selic estiver alta, investir em títulos públicos e outros instrumentos financeiros pode ser mais atraente do que investir em imóveis, afetando a demanda por propriedades.

Valorização de Imóveis

Em cenários de taxas de juros mais baixas, a busca por investimentos considerados mais seguros, como imóveis, pode aumentar. Isso pode levar a uma demanda crescente e, consequentemente, à valorização de imóveis.

Demanda por Crédito Imobiliário

Taxas de juros mais baixas podem estimular a demanda por crédito imobiliário, tornando os financiamentos mais acessíveis e incentivando mais pessoas a procurarem a aquisição de imóveis.

Ciclos do Mercado Imobiliário

A tendência da Taxa Selic pode afetar os ciclos do mercado imobiliário. Por exemplo, em períodos de redução da Selic, pode haver uma recuperação nas atividades do setor, com um aumento nas vendas e lançamentos de empreendimentos.

Influência nas Parcelas de Financiamento

Variações na Taxa Selic podem impactar as parcelas mensais de financiamentos imobiliários. Quando a Selic sobe, as parcelas podem aumentar, e vice-versa.

É importante ressaltar que o cenário econômico é complexo e influenciado por diversos fatores. Portanto, outros elementos, como emprego, renda, políticas governamentais e confiança do consumidor, também desempenham papéis significativos no comportamento do mercado imobiliário. Investidores e compradores de imóveis devem monitorar esses fatores para tomar decisões informadas.

Essa foi a materia Entenda a Taxa Selic e sua influência no setor imobiliário! Conte com a Imobliária Órion para tirar dúvidas e lhe assesorar na sua melhor escolha.

Aproveite e leia também “Vantagens de anunciar seu imóvel com a Órion” .

Aqui na Órion Assessoria Imobiliária, buscamos entender sua necessidade e fazer parte de um pedaço positivo da sua vida. Acompanhe Imobiliária Órion nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo