O QUE É O CUB E COMO ELE INFLUENCIA O MERCADO IMOBILIÁRIO

O que é o CUB e como ele influencia no mercado imobiliário

Você já ouviu falar em CUB e como ele impacta o mercado imobiliário? Se ainda não está familiarizado com esse indicador essencial, está no lugar certo! Neste post, vamos explorar detalhadamente o que é o CUB e como ele influencia o mercado imobiliário.

O que é o CUB?

O CUB (Custo Unitário Básico) é um indicador utilizado na construção civil para calcular o custo médio por metro quadrado de uma obra. Ele é expresso em moeda local (Real) por unidade de área (metros quadrados).

Ele é calculado com base em uma série de fatores, incluindo o custo dos materiais de construção, mão de obra, equipamentos, despesas administrativas, impostos e margem de lucro. Esses elementos são ponderados e combinados para determinar o custo médio de construção por metro quadrado em uma determinada região ou área geográfica.

O CUB é amplamente utilizado no setor imobiliário para uma variedade de fins, incluindo estimativas de custos para projetos de construção, orçamentos de obras, avaliação de imóveis, determinação de valores de aluguel e cálculos de indenização em casos de sinistros ou danos a propriedades. Ele foi determinado pela Lei Federal 4.591/64 (artigo 54), que trata sobre os valores de referência para obras de imóveis por metro quadrado de cada estado do Brasil.

Quem determina o valor do CUB?

De acordo com essa mesma lei, a responsabilidade de calcular o CUB/m² é dos sindicatos estaduais da indústria da construção. Além de estarem sob a obrigatoriedade de fazer a divulgação mensal até o dia 5 de cada mês sobre os custos unitários praticados na região em relação à construção civil.

Divisões para enquadramento de projetos:

O Custo Unitário Básico baseia-se em dois pontos importantes: o padrão de acabamento da obra e o projeto-padrão. Por exemplo, pela SINDUSCON-RS e podem ser:

RESIDENCIAIS: R – 1 (Residência Unifamiliar); PP (Prédio Popular); R – 8 (Residência Multifamiliar); R – 16 (Residência Multifamiliar); PIS (Projeto de Interesse Social); RPQ1 (Residência Popular).

COMERCIAIS: CAL- 8 (Comercial Andar Livres); CSL- 8 (Comercial Salas e Lojas); CSL- 16 (Comercial Salas e Lojas); GI (Galpão Industrial).

Onde consultar o CUB?

Você pode consultar o CUB no site: www.cub.org.br. O site conta com a participação de mais de 20 Sinduscons brasileiras (Sindicato da Indústria e da Construção Civil). Ou você pode acessar o site das Sinduscon da sua região, no caso a do Rio Grande do Sul é: https://sinduscon-rs.com.br/cub-rs/.

Por fim, compreender o CUB e o seu impacto no financiamento de imóveis e na economia como um todo é essencial para todos os envolvidos no mercado imobiliário e quem deseja adquirir um imóvel. Ao estar ciente e bem informado sobre esse indicador, é possível tomar decisões mais acertadas e garantir o sucesso de projetos de construção e investimentos imobiliários.

Aqui na Órion Assessoria Imobiliária, buscamos entender sua necessidade e fazer parte de um pedaço positivo da sua vida. Acompanhe Imobiliária Órion nas nossas redes sociais: 
Órion Imobiliária no Facebook / Órion Imobiliária no Instagram / Órion Imobiliária no LinkedIn Imobiliária em Santa Maria RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo