Janeiro Branco: Campanha "A Vida Pede Equilíbrio"

Janeiro Branco: Campanha “A Vida Pede Equilíbrio”

O Janeiro Branco: Campanha “A Vida Pede Equilíbrio” é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O seu principal objetivo é chamar a atenção das pessoas, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental de todos nós. 

O mês de Janeiro é um mês de grande simbolismo para a humanidade, pois gera uma reflexão sobre nossos planos, sonhos, objetivos e sobre o sentido de nossas vidas e da nossa essência como ser humano. Esse mês representa tanto o encerramento quanto o recomeço dos ciclos, uma nova oportunidade para reescrevermos nossas vidas.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar.

Depressão, ansiedade, solidão, frustrações, cobranças sociais, crises financeiras, preocupações globais, julgamentos, preconceitos, uso excessivo das redes sociais, etc., São alguns dos fatores que corrompem nossa saúde mental nos dias atuais, e o impacto desses fatores vem fazendo o ser humano se perder nas suas próprias criações.

  A influência das mídias, do avanço da tecnologia e rapidez da informação vem impondo a cada dia novos costumes, comportamentos e padrões de vida nos seres humanos. A busca incessante por padrões estéticos e cotidianos vem transformando e adoecendo nosso social, visto que buscamos por algo inexistente, já que nada está suficientemente bom, a busca por algo a mais está sempre presente.

E é possível manter a saúde mental em dia na atualidade? 

O tema da campanha Janeiro Branco do ano de 2023 é “A Vida Pede Equilíbrio” o qual busca reforçar a importância do nosso tempo, e da importância de cuidar de si diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos.

A maior vantagem da espécie humana é a adaptação. Então, sim, é possível mantermos uma mente saudável se impormos alguns limites para nós mesmos.  A seguir, veremos algumas sugestões para manter nossa mente e nosso corpo em equilíbrio.

Gerenciar seu tempo

Ter tempo de qualidade hoje em dia é algo extremamente precioso. Com a correria do dia a dia, esquecemos de cuidar de nós mesmos, focando apenas em gerar resultados e fazer o máximo de tarefas que se enquadram em 24 horas. Isso acaba gerando um alto nível de estresse, cansaço e a famosa “síndrome de hamster”. É importante criar uma rotina da forma mais leve possível, criando uma agenda de tarefas e incluindo nela momentos de lazer, dessa forma, sua rotina será mais agradável e você manterá o foco tanto nas suas tarefas obrigatórias quanto nos seus momentos de descanso. 

Ficar off-line

É importante deixar as redes sociais e o tempo gasto nas telas de lado em alguns momentos. Tomar um café com pessoas que amamos sem distrações e notificações do celular, ficar relaxando perto da natureza, ler um livro, ouvir músicas, ter momentos com os pets… São momentos fundamentais para valorizarmos as coisas simples da vida, e trazer relaxamento para a nossa mente.

Se manter positivo e confiante

Pode parecer clichê, mas uma mente positiva nos mantém dentro da nossa realidade e torna ela um pouco mais leve. A positividade, o bom humor e se manter aberto e calmo aos desafios da vida, fazem com que os abalos emocionais sejam menos impactantes, e assim podemos analisar as situações adversas, interpretá-las e saber o que fazer sobre. 

Ter uma rotina de trabalho mais leve

Nos últimos dois anos, vários tipos de trabalhos foram impactados pela pandemia do COVID-19. Os modelos remoto e híbrido foram adotados, e deram tão certo que permanecem até o momento em várias empresas. Esses tipos de formato trouxeram grandes benefícios para a saúde mental dos colaboradores, por vários motivos, entre eles: Estar na sua casa ou em um ambiente de pertencimento que faça bem, manter-se perto das pessoas que gosta, trabalhar de forma confortável, poder fazer tarefas do cotidiano de forma livre. 

Muitas empresas ainda não implementaram esses modelos nas suas jornadas, por não se adequarem ou por não acreditarem que funciona. Mas há outras formas de tornar a rotina de trabalho mais leve, como momentos de relaxamento dentro da empresa, criar ambientes que tragam uma energia familiar aos colaboradores, e sempre dar a devida importância para a saúde dos seus funcionários, mantendo o discurso de cuidado à saúde mental sendo executado na prática diária.

Ficar perto de quem ama

Buscar meios de ficar perto das pessoas que nos fazem bem, é essencial para a saúde mental. Nos dias de correria, deixamos de lado a presença física dos nossos amigos, familiares e até de nossos bichinhos, pois estamos focados demais nas tarefas cotidianas. Porém, nossa mente agradece a dose de dopamina ao estar perto das companhias que recarregam nossas energias. 

A saúde mental, assim como a saúde física é um processo, para ela estar em dia precisamos nos esforçar e buscar maneiras que nos auxiliem a encontrá-la. Manter o foco nesse processo não é algo fácil em um mundo que nos coloca em questão o tempo inteiro com suas cobranças. É fundamental buscar ajuda de profissionais da saúde quando necessário, e ter a consciência de que manter o equilíbrio mental e emocional nos torna pessoas melhores tanto para si, quanto para os outros. 

Saúde mental é o que nos move para uma sociedade e um mundo melhor, cuide muito bem da sua.

Lei tambem: https://blog.orionsm.com.br/setembro-amarelo-dia-mundial-da-prevencao-ao-suicidio/

Valentina Silveira Souto 
 Recursos Humanos – Grupo Órion
Psicóloga CRP: 07/35881
Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho 
MBA em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo